- Medalha Santo Expedito de Aço Cirúrgico 316L e Ouro 18K (bordas polidas / centro fosco)
- Dimensões: 3,1cm x 2,1cm
- 2 Apliques em Ouro 18K
- Alça/Passador para Correntes/Cordões de até 4.0mm de espessura
SANTO EXPEDITO
Santo Expedito, popularmente considerado o Santo das causas justas e urgentes, era comandante-chefe da XII Legião Romana, cognominada "Fulminante" - nome dado em memória de uma façanha que se tornou célebre - e aquartelada no distrito de Melitene, na Capadócia, sede de uma das províncias romanas da Armênia, no final do século III. Hoje uma pequena localidade chamada Melatia. A legião era formanda em sua maioria por soldados cristãos, sendo sua função primordial defender as fronteiras orientais contra os ataques dos bárbaros asiáticos. Santo Expedito destacou-se no comando dessa legião por suas virtudes de cristão e de chefe ligado a sua religião, a seu dever, à ordem e à disciplina.
Antes de sua conversão ao Cristianismo, tinha uma vida devassa e, quando prestes a converter-se, apareceu-lhe um espírito do mal, na forma de um corvo, grasnando "cras" - que em latim significa "amanhã" - mas esse grande santo pisoteou o corvo, bradando "hodie", que significa "hoje", confirmando sua urgente conversão.
Convertido, assim como toda a sua tropa, foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado com espada, em 19 de abril de 303 d.c.
A devoção à memória de Santo Expedito começou em sua pátria, tomando proporção maior e atingindo o Oriente, depois o Ocidente, especialmente a Alemanha. Seu nome espalhou-se pela Itália, Espanha, França e Bélgica. Em 1894, teve um altar dedicado a ele na Capela das Religiosas Mínimas com sua estátua.
Crê-se que Santo Expedito ajuda pessoas com problemas urgentes e de difícil solução. O Santo é também protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes.
As imagens de Santo Expedito apresentam-no com traje de legionário, vestido de túnica curta e de manto jogado militarmente atrás das espáduas com postura marcial. Em uma mão sustenta uma palma e na outra uma cruz que ostenta em letras visíveis a palavra "Hodie", em referência ao episódio do espírito do mal, que surge para adiar sua conversão. Calca com o pé vitorioso um corvo que se consome lançando seu grito habitual "Cras".
Este Mártir santificado costuma ser invocado para resolução dos negócios urgentes, cuja demora poderia causar perdas ou prejuízos, em qualquer aspecto da vida. Em troca, costuma-se fazer antes do pedido uma promessa que deverá ser cumprida com o atendimento concluído. A urgência solicitada também deve ser retribuída, segundo a crença popular, e por isso ele exige que a promessa seja cumprida de imediato, sem demora tanto quanto a urgência do pedido.
MAIS INFORMAÇÕES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Expedito
CONFIRA O DEPOIMENTO DE CLIENTES QUE JÁ COMPRARAM CONOSCO: [ Clique aqui ]